Objetivo:
Sensibilizar os alunos do 1º ano do EM sobre a necessidade de se estudar Inglês para se adequar ao mundo do trabalho e promover a inclusão digital da maioria desses alunos.
Justificativa:
Nas escolas públicas, muitos alunos não vêem necessidade de se aprender Inglês porque não conseguem enxergar a necessidade imediata do seu uso.A professora pretende, através de uma dinâmica diferenciada, mostrar aos alunos um universo que eles desconheces e com isso ganhá-los para a sala de aula.
Estratégias:
Criar um Blog Educativo onde os alunos possam participar, contribuir, interagir, utilizando ferramentas da web 2.0 de maneira dinâmica e divertida.
Muitos alunos , mesmo não tendo um computador em casa, utilizam computadores da sala de informática da escola ou de lan houses para acesssar a internet.A grande maioria conhece o funcionamento do Orkut. Partindo de uma comunidade criada no Orkut, pretendo chegar a criação de um Blog e passar-lhes informações importantes no que diz respeito ao estudo do Inglês como disciplina e no que diz respeito ao uso de ferramentas da Web 2.0, que a grande maioria desconhece:
Em sala de aula:
- Discutir sobre a importância do Inglês no mundo do trabalho;
- Discutir a necessidade da “ inclusão digital” para o trabalho;
- Discutir as facilidades e as dificuldades de se utilizar a WWW para complementar os estudos em sala de aula.
Na sala de informática:
- Passar noções básicas de funcionamento de um PC;
- Passar noções de navegação pelas diferentes ferramentas da WEB 2.0( orkut – o mais conhecido dos alunos-, flickr, wikis,googledocs, blogger,googlemaps)
- Ensinar como buscar e selecionar informações, analisar as informações, fazer downloads, imprimir material ,enviar e receber e-mails,participar de fóruns e discussões, conversar on line, enviar , receber, abrir e salvar anexos, publicar conteúdos, divulgar os trabalhos elaborados.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
Todas as atividades devem ter aspectos que possam ser avaliados:
- Observação da participação do aluno;
- Análise das conclusões a que chegaram após as discussões;
- Observação do desempenho na sala de informática;
- Observação do progresso do aluno e até que ponto as atividades interferiram no seu interesse pelo estudo do Inglês.
Um comentário:
Oi Vera!
O plano já ficou mais claro. Embora ainda e utenha ficado e mdúvida se o teu foco será mais o inglês ou as ferramentas web 2.0. Sugiro que teus alunos aprendam a utilizá-las para prender inglês. Assim você aproveita para alcançar os dois objetivos. Exemplo: ensinar a utilizar e mail, enviando e recebendo mensagens em inglês através de um intercâmbio. Só que o blog é uma ferramenta específica para a publicação e interação e isso é a prioridade. Tem que ser aproveitada. Abraço!
Postar um comentário