ORKUT:
Foi criada com o objetivo de ajudar pessoas a formarem comunidades que tenham o mesmo centro de interesse. Nessas comunidades as pessoas encontram e/ ou fazem novos amigos, discutem temas relativos às comunidades, aprendem coisas novas e, muitas vezes, interessantes e também ensinam.
O mais interessante é sua função participativa. Todos podem interagir e tornar a comunidade mais ou menos interessante!
FLICKR:
É um site onde se pode partilhar imagens fotográficas ( ou desenhos e ilustrações). Permite que sejam criados álbuns para armazenamento de fotos e entrar em contato com fotógrafos de qualquer parte do mundo.
Hoje o FLICKR é considerado uma das melhores ferramentas da Web 2.0.
POR QUE ESCOLHI ESSA DUAS FERRAMENTAS COMO IDEAIS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO:
ORKUT: Numa comunidade criada na escola, tendo como tema uma disciplina, por exemplo, cada usuário ( professor/ aluno) deve entrar com seu perfil pessoal / social / profissional o que facilita o agrupamento e a identificação dos membros. Essa comunidade nada mais é do que um fórum em que professores e alunos interagem, esclarecem dúvidas, repassam informações interessantes. Como seu uso é fácil, ele se tornou muito popular e atrai os jovens de qualquer camada social que aprendem com facilidade seu manuseio.
No caso de uma comunidade pedagógica, o professor seria seu “ proprietário” e
administraria a comunidade podendo escolher mediadores para ajudá-lo, no caso, alguns alunos que antigamente se chamavam monitores. Como o dono pode fazer tudo aquilo que julgar necessário, desde apagar postagens até banir membros e excluir a comunidade, ele detém o controle e não permite que a comunidade baixe o nível. De forma parecida, os mediadores podem fazer quase tudo isso, mas não possuem poder para alterar as condições de outro mediador e muito menos modificar a descrição da comunidade ou a foto dela, esses alunos monitores ajudariam o professor a controlar o nível da discussão, ao mesmo tempo em que aprenderiam a ouvir e respeitar opiniões diferentes das suas. É um aprendizado de respeito às diferenças, de crescimento individual, de desafio e de participação coltetiva.
FLICKR: Como é possível criar um álbum de fotos, num álbum coletivo, uma sala organizaria e classificaria as fotos ( dos eventos dos quais a classe participou ) por categorias – tags = pequena referência à foto –o que facilitaria a busca das imagens.
Isso contribuiria para o desenvolvimento psico-social dos alunos, principalmente aqueles pertencentes às camadas mais baixas da população, que dificilmente têm acesso a recursos mais sofisticados, facilitando o aumento de sua auto-estima.
OBS IMPORTANTE:Essas ferramentas ainda são pouco utilizadas nas práticas didáticas. Quanto ao Orkut, que de longe é a ferramenta mais usada pelos jovens e cada vez mais crianças, é a de que precisamos de cuidado extremo ao abrir a sua utilização na escola, pois sabemos o quanto somos responsáveis enquanto educadores .O caminho é não fugirmos , não proibirmos, mas precisamos educá-los bastante para o uso do Orkut, quanto a questões de exposição exagerada das informações pessoais e uso indevido das comunidades. Na verdade, elas podem ser muito bem exploradas, mas a gurizada, na sua maioria, ainda as usa apenas para compor seu perfil. Outro fator que dificulta um pouco é a dispersão que gera ao entrar na ferramenta. Mas com um trabalho cuidadoso , sério, bem planejado, creio que é uma excelente ferramenta. Em relação ao Flickr também pode ser ainda mais explorado e a meninada adora imagem, especialmente as produzidas pela turma!
Um comentário:
Gostei muito de seu blog, espero trocar muitas experiências com voce. Tenho um trauma em falar Inglês mas tenho certeza que ainda vou superar... abraços
Postar um comentário